sexta-feira, 15 de março de 2013


Além de adoçar o mel combate infecções e 

melhora a digestão




      Quando a tosse incomoda, você logo apela para umas colheradas de mel. Mas as propriedades deste líquido açucarado vão muito além do combate à gripe e a problemas respiratórios, segundo a nutricionista Flávia Morais. "Além de adoçar os alimentos, o mel é fonte de muitos nutrientes. Por isso, é um ótimo substituto para açúcar", afirma a especialista. "Trata-se de um alimento de alta qualidade e energético. Fonte de flavonóides, proteínas, ácidos, vitaminas e enzimas tem ação imunológica, analgésica, anti-bactericida, antiinflamatória e funciona como laxante natural".

      E será que você tem tirado proveito de tudo isso da melhor maneira? Confira a seguir algumas dicas e deixe sua dieta mais saborosa e nutritiva.

Dor de garganta
Quando o pigarro incomoda e fica difícil, não demore a tomar umas colheradas de mel. A nutricionista do Mundo Verde afirma que ele contém substâncias como a inibina, de ação bactericida. "Ela impede o crescimento de bactérias que causam problemas respiratórios e de garganta, além de ter ação antifúngica", diz.

Mais saudável do que o açúcar 
O açúcar branco é fonte de calorias (avaliação de peso) vazias e não oferece nenhum nutriente ao organismo, além da glicose. Já o mel é fonte de fitoquímicos, vitaminas e minerais, ou sejam ele adoça e nutre ao mesmo tempo.

Mel no microondas
O mel não pode ir ao microondas. Segundo a nutricionista, se ele for aquecido acima de 40º C, ele perde seu potencial nutritivo. Caso a bebida cristalize, coloque em banho-maria ou sob o sol para torná-lo líquido novamente.

Duas colheres bastam
Para usufruir de todos os benéficos do mel, não precisa exagerar. Duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes. As crianças a partir de um ano podem consumir o alimento sem risco de alergia.

Digestão mais potente
O mel tem função pré-biótica, favorecendo o crescimento da microbiota intestinal. Isso melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes.

Cobertura para torradas
Indo ao forno, o mel perde suas propriedades nutricionais. Então, em vez de usá-lo nas receitas, pense no alimento como substituto do açúcar na hora de adoçar chás. Frutas, torradas, pães e tapiocas também ficam uma delícia com algumas gotas de mel acompanhando.

O mel e as cáries
Apesar da ação de combate às bactérias, o mel pode servir de alimento para os microorganismos que causam a cárie (como acontece com qualquer alimento fonte de carboidratos).

Diabetes, um risco
O mel é fonte de carboidratos simples e de alto índice glicêmico, portanto pessoas com diabetes devem evitá-lo (sob o risco de descontrolar as taxas de açúcar no sangue). Mas ele é mais bem aceito pelo organismo do que o açúcar. "Isso porque 40% da composição do mel é frutose, o açúcar natural das frutas, bem menos prejudicial", afirma a nutricionista Vivian Goldberger.

Coração saudável 
A nutricionista  cita um estudo recente, que aponta o mel como um agente que protege o organismo contra a doença coronária. "Entretanto o uso deve ser moderado para evitar a obesidade", ressalta Flávia. "O mel tem o poder de revitalizar artérias e veias, reduz os níveis de colesterol sanguíneo pelo seu poder antioxidante".

quinta-feira, 14 de março de 2013

Em pouco tempo todos fornecedores rurais
precisarão ter cadastro ambiental


     Produzir alimentos com respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Essa é a idéia do cadastro ambiental obrigatório que em breve será estendido a todas propriedades com uso rural. Sem ele os produtores poderão ficar impedidos de operar com seu CNPJ e poderão ser multados mercados compradores de produtos não autorizados.

     “A nossa estratégia no Cadastro Ambiental é trabalhar com aquelas entidades e associações que agregam produtores, como é o caso da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outros órgãos que firmamos acordos de cooperação técnica no final do ano passado”, disse o secretário e Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral.

     Este avanço visa equilibrar a necessidade de grande volume de produção de alimentos para uma população brasileira cada vez mais e com capacidade de compra, com a preocupação de evitar o esgotamento dos recursos do meio ambiente para as futuras gerações.

     A expectativa é o estímulo de soluções técnicas, científicas e de gestão para este volume poder ser atingido com inteligência, investimentos de eficiência, porém sem depredar a natureza.

     Algumas áreas do Brasil como Sul do Rio Grande do Sul e interior de Pernambuco e Bahia apresentam claros processos de desertificação do solo, dado aos maus tratos, plantios incessantes sem restituir à terra sua capacidade mineral e apontam potenciais problemas para o futuro.

      De certa forma o Cadastro Ambiental das propriedades rurais produtoras é uma resposta para enquadrar este estado de coisas e permitir uma fiscalização não só da parte sanitária dos alimentos, porém também as condições nos quais são feitos.

     

quarta-feira, 13 de março de 2013

Receitinha de 
Purê de Cenoura..
Prática e simples.


Há receitas simples e de poucos ingredientes mas que pelo sabor e cor mais uma apresentação caprichada podem tirar aquele olhar de admiração das pessoas presentes na mesa.  Tudo depende de fazer de forma tecnicamente bem feita e criar na maneira de acomodar o resultado final.

Ingredientes 
  • 500g de cenouras
  • 2 colheres (sopa) de manteiga ( pode ser Ghee)
  • 1 gema
  • 1 pitada de noz-moscada
  • Pitada de gengibre em pó
  • Sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo 
  1. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas
  2. Cozinhe em água fervente até ficarem bem macias
  3. Passe por um espremedor de batatas
  4. Coloque o purê em uma panela e leve ao fogo
  5. Adicione a gemas, noz moscada, gengibre, sal e pimenta-do-reino, mexendo sempre
  6. Cozinhe o purê para que ele tome consistência
  7. Apague o fogo e adicione a manteiga misturando bem
  8. Sirva como acompanhamento para carnes brancas

terça-feira, 12 de março de 2013


     
O Abacate e seus poderes



Sabe aquela velha fama de que o abacate é uma fruta engordativa demais e por isso deve ficar de fora do cardápio de quem quer manter a forma? É uma verdadeira injustiça! Embora tenha um valor calórico considerável (um abacate pequeno possui, em média, 360 calorias), a fruta é fonte de vitaminas A, C e E, possui uma gordura boa que combate o colesterol ruim (LDL), ajuda a reduzir os níveis de glicose no organismo e tem função anti-inflamatória:

- O abacate é um alimento supercompleto. Além de ser rico em beta-sitosterol (uma susbtância que age como um anti-inflamatório natural), tem função antioxidante e combate o envelhecimento precoce, e ainda reduz os níveis de glicose e cortisol (hormônio do stress) - explica a nutricionista Karen Levy Delmaschio.

      E, ao contrário do que se pensa, a fruta ainda pode ser uma aliada das dietas. Segundo a especialista, o abacate auxilia no processo de queima de gordura corporal e inibe o apetite e a compulsão por doces:

- Por ser possuir uma gordura boa, o abacate aumenta a sensação de saciedade e reduz a compulsão por doces. A fruta ainda ajuda a queimar triglicerídeos de cadeia média, que é uma gordura que costuma se alojar na região da barriga e dos quadris. A gordura do abacate também é rica em ômega 9, um ácido graxo anti-inflamatório que ajuda a regular o metabolismo e faz bem para o coração. O abacate não é o vilão das dietas.

      Quando consumida com moderação (uma fatia pequena, por dia) não compromete a dieta de ninguém e ainda faz bem para a saúde - garante Karen.

     A nutricionista dá duas receitinhas simples e saudáveis que têm o abacate como ingrediente principal:

Abacate com mel:
Basta pegar 1/2 abacate pequeno picado, 1 colher (sopa) de mel orgânico, 1 colher (sopa) de semente de chia, 1 colher (sopa) de semente de gergelim. E está pronta a sobremesa. “Pode comer como uma sobremesa. É rica em fibras, ajuda a combater a prisão de ventre e aumenta a sensação de saciedade”, explica Karen.

Pastinha de abacate:
Ingredientes: 1/2 abacate pequeno; 2 colheres (sopa) de linhaça; 1 colher (sopa) de azeite extravirgem; meio tomate picado; 1 colher (sopa) de limão e sal a gosto. Preparo: Misture tudo em um recipiente e está pronta uma pastinha suadável que pode ser consumida, no lanche da tarde, com torrada ou pão integral.

Fonte: portal da Gastronomia Sustentável


segunda-feira, 11 de março de 2013

Os benefícios das frutas de
cor amarela

     Nos alimentos de cor amarela há antioxidantes em comum ajudando assim a saúde dos nossos olhos. Cada fruta de cor amarelado têm uma ou mais substâncias que beneficiam diferentes funções do nosso organismo.
     Esses alimentos têm algo em comum e ao consumir de formas variadas eles podem trazer um mesmo benefício: a proteção da visão.
Frutas como pêra, banana, melão amarelo, entre outras frutas, contêm zeaxantina e luteína, caratenóides que reforçam as proteções do sistema imunológico, com grande ação antioxidante na área dos olhos, reduzindo assim as infecções, catarata e até mesmo uma possível cegueira.
     Em relação ao maracujá foram feitas pesquisas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que comprovam que ele realmente acalma e ainda age como antioxidante. Foram estudados quatro tipos de frutas, inclusive o maracujá azedo, o mais consumido no Brasil em forma de sucos.
     Esse efeito calmante se deve à presença de alcalóides, que tem propriedade anti-hipertensiva. Passiflorina é o nome de um dos alcalóides presentes no maracujá, indicados nos casos de insônia, estresse, pressão alta e ansiedade.
    As substâncias sedativas estão em maior quantidade nas folhas, por isso, chás preparados com essa parte da planta também agem como calmantes. Podem aliviar até dores de cabeça, já que dilatam os vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação no cérebro e baixando a pressão arterial.
     As sementes do maracujá possuem ótimas quantidades de ácidos graxos poli-insaturados, como ácido linoléico (ômega 6) e palmítico, e menor quantidade de linolênico (ômega 3). Essas substâncias ajudam na manutenção das membranas celulares e da transmissão dos impulsos nervosos. As sementes podem ser incluídas em receitas de tortas, molhos e bolos.
     Até a casca da fruta pode ser aproveitada em forma de farinha, que é capaz de diminuir a glicose sanguínea e o colesterol. A farinha de maracujá é rica em pectina que retarda o esvaziamento gástrico, melhorando o trânsito intestinal e controlando a glicemia, sendo assim aliada dos diabéticos.
    O abacaxi tem como principal função melhorar a digestão, amenizando assim a sensação de peso no estômago e previne a prisão de ventre. A bromelina é a substância responsável por facilitar esse processo digestivo, é uma enzima que participa das reações bioquímicas, acelerando assim a digestão.
    A bromelina age no estômago quebrando as proteínas ingerida e também ativa a circulação sanguínea. Concentra-se no miolo do abacaxi, a parte central e mais durinha da fruta.
    A banana é rica em potássio sendo uma aliada da saúde do coração. Um estudo publicado na revista americana Archives of Internal Medicine, feito com quase 3 mil pessoas, mostrou que aumentar a ingestão de potássio e restringir a de sódio diminui em até 50% os problemas causados pela hipertensão, como AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto.
     Uma banana média fornece um terço da necessidade diária recomendada de potássio. Estudos comprovam a importância do mineral para a função muscular adequada, inclusive do coração. Há ainda duas substâncias que promovem o bem-estar: o aminoácido triptofano e a vitamina B6. Ambos os nutrientes participam da produção de seretonina, hormônio que causa sensação de relaxamento e melhora do humor.
    No melão os nutrientes obtidos são diferentes de acordo com o tipo de melão escolhido: há uma boa quantidade de betacaroteno no melão cantalupo, o melão amarelo há luteína e zeaxantina.
     Os dois tipos são compostos de muita água, eliminando assim a retenção de líquidos no organismo, e consequentemente, combatendo inchaços. O melão cantalupo oferece maior quantidade de vitamina C, que ajuda na formação de colágeno (proteína que sustenta pele e ossos) e de potássio, mineral que controla a quantidade de água nas células.
     O melão é rico em vitaminas A e do complexo B, ferro, fósforo, cálcio e potássio. É calmante, diurético e anticoagulante, regulando o funcionamento intestinal e pode prevenir problemas hepáticos.
    No pêssego há betacaroteno, luteína e zeaxantina antioxidantes que auxiliam na proteção da saúde dos olhos é triplicada: enquanto o betacaroteno transforma-se em vitamina A, que previne a cegueira noturna e a conjutivite, a luteína e a zeaxantina reduzem o risco de catarata e infecções.
     O pêssego é rico em fibras, carboidratos, vitaminas do complexo B, fósforo, manganês, cobre e iodo. Age como diurético e desintoxicante e é excelente para prevenir problemas pulmonares. Também tem vitamina B3, conhecida como niacina, essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
     A pêra contêm mais fibras que a maçã e é uma ótima opção para regular o funcionamento do intestino e controla as taxas de colesterol. A fibra é um tipo de carboidrato encontrado somente no reino vegetal. Mesmo não sendo ingerida e absorvida pelo corpo humano, possui uma nobre função reguladora e é indispensável ao organismo.
     A fibra presente na pêra é a do tipo solúvel, que dissolve-se em água, formando um gel viscoso. Esse gel permanece por mais tempo no estômago, prolongando a sensação de saciedade. Também absorve toxinas, mantendo o tubo digestivo saudável.

Texto da Nutricionista  Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 

25/12/2012 19h10 - Atualizado em 25/12/2012 19h10

Especialista explica benefícios das 




frutas vermelhas




As frutas vermelhas possuem importantes nutrientes que combatem doenças cardiovasculares, previnem o câncer, o envelhecimento precoce das células. São elas: acerolas, ameixa, morango e melancia.
“As frutas vermelhas são tidas como antioxidante, ou seja, elas combatem os radicais livres e com isso previne contra várias doenças, além de melhorar a visão”, explica Andreza Melo, nutricionista.
As frutas aliadas em outros alimentos podem combater anemia de forma mais eficaz. “Acerola e goiaba são exemplos de furtas que possuem um alto índice de vitamina C. Então o consumo junto com uma fonte rica em ferro, como as carnes vermelhas e o frango, vai ajudar na absorção desse ferro, assim ajudando no tratamento da anemia”.
O morango tem grande quantidade de vitamina C, importante para combater a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Para essa fica a dica da nutricionista: “O cultivo do morango é utilizado bastante agrotóxico. Então é recomendável que o fruto seja comprado em feiras orgânicos”.
Apesar dos benefícios o melhor ainda é realizar o consumo de forma inatura e não através de suco. “Quando a gente faz o suco, a fruta acaba perdendo as fibras pectinas, ou seja, fibras solúveis que reduzem o colesterol ruim, o LDL, além de ajudar no trânsito intestinal”.

sexta-feira, 8 de março de 2013


Os benefícios da soja na alimentação infantil


                               
     Já falamos aqui no blog sobre os benefícios da soja. E, devido ao seu bom perfil nutricional e seu potencial papel no crescimento e desenvolvimento das crianças, ela tem sido avaliada como uma ótima opção.

     Destaque pela quantidade e qualidade de suasproteínas, lipídios e carboidratos, o grão apresenta uma quantidade significativa de minerais como cálcio, ferro, cobre, fósforo e zinco; e vitaminas, especialmente as docomplexo B.

     A principal relação entre a soja e a nutrição infantil deve-se ao teor proteico da leguminosa, uma vez que as proteínas são necessárias para o crescimento e desenvolvimento normais, bem como para a formação e manutenção dos tecidos, formação de anticorpos, hormônios e enzimas a partir deaminoácidos presentes nas proteínas da dieta. “As necessidades diárias de proteína aumentam gradativamente, de acordo com o crescimento da criança. Por isso, a insuficiência delas podem causar desnutrição e atraso no crescimento”, afirma Maria Aparecida de Mello Gurgel, nutricionista do Nutri&Fisio.

     Outro ponto positivo da soja é o fato dela possuir um perfil de aminoácidos e digestibilidade com pontuação 1 no PDCASS (método da Organização Mundial da Saúde segundo, no qual 1 significa que o alimento contém todos os aminoácidos essenciais e em quantidades suficientes e de digestibilidade, podendo ser comparada à proteína animal), apresentando uma qualidade proteica superior e um ótimo equilíbrio de aminoácidos essenciais. Isso fez com que nos EUA a soja substituísse a proteína animal no Programa Nacional de Almoços Escolares.

    Além disso, o consumo dessa leguminosa permite a ingestão de proteínas de boa qualidade sem a ingestão concomitante de gordura saturada e colesterol. “Este fato é bastante relevante quando se leva em conta que a obesidade em crianças está aumentando significativamente”, comenta a nutricionista.

     Entretanto, Maria Aparecida lembra que a dieta nutricional é individual e deve ser acompanhada por um profissional especializado. "Os pais que querem promover uma alimentação saudável para seus filhos devem procurar a ajuda de um nutricionista para não correr o risco de privar os pequenos de nutrientes que são essenciais ao desenvolvimento da criança”, finaliza.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Suco de Casca de Abacaxi 
e suco de talo de agrião



Aproveite tudo!


Tem coisas simples e práticas de fazer em casa, aproveitando
aquilo que jogaríamos fora.
E o sabor pode surpreender muito.
Como é o caso destes dois sucos.


ONU destaca segurança alimentar durante 
assembleia geral em Nova York



Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

      Brasília - A preocupação com a segurança alimentar no mundo deve dar o tom da sessão  da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocorre hoje (20) em Nova York. O evento, realizado anualmente, será marcado pelo lançamento do Ano Internacional da Quinoa.
     Ao reconhecer o valor nutricional do grão - que, segundo especialistas, reúne todos os aminoácidos essenciais para a alimentação adequada de uma pessoa, além de vitaminas, minerais, ácidos graxos e fibras -, as autoridades internacionais pretendem fazer um alerta sobre a importância desse tipo de alimento para o esforço mundial de combate à fome.
      A proposta de representantes de países andinos e de de organismos da ONU ligados à questão produtiva e alimentar é mostrar que cereais como a quinoa, tradicionalmente consumidos por populações de várias classes econômicas nesses países, podem ser facilmente incorporados a uma alimentação balanceada em qualquer lugar do mundo. Considerando o custo significativamente reduzido do produto, a inclusão do grão nas refeições pode significar, a partir de medidas simples de governos, a solução de muitos problemas de nutrição que ainda afetam grande parte da população mundial.
     No discurso previsto para o início da manhã, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, o  diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, o presidente da Bolívia, Evo Morales, e a primeira-dama do Peru, Nadie Heredia, devem destacar o papel que esse grão pode desempenhar para a erradicação da fome e da pobreza e o fomento da nutrição. As autoridades internacionais também devem lembrar que a importância nutricional que o cultivo da quinoa teve para as civilizações pré-colombianas andinas.
      Graziano ainda participa, no período da tarde, do encontro do Grupo de Alto Nível sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Está prevista a presença do ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca, do ministro da Agricultura, Pecuária, Aquicultura e Pesca do Equador, Javier Ponce Cevallos, da ministra do Desenvolvimento Rural e de Terras da Bolívia, Nemesia Achacollo, e do ministro da Agricultura do Peru, Milton von Hesse La Serna.
Edição: Graça Adjuto

quarta-feira, 6 de março de 2013

O impacto sobre sua qualidade de
vida de um menu funcional
diariamente


      Muitas pessoas ao comerem diariamente no Restaurante Apanã percebem uma mudança em seus sentidos sobre seu corpo e si mesmo:  digestão mais natural, mais energia, melhor funcionamento intestinal, diminuição da retenção de líquidos, sensação mais clara de bem estar entre outros "sintomas".

     A combinação equilibrada de ingredientes integrais, de diversidade de grãos, legumes e verduras com o intuito de estarem harmonizados tem grandes efeitos. Um imediato é o fato de os alimentos não concorrerem entre si, ou seja, não competem pela ocupação de espaço interno no organismo e praticamente são digeridos e processados em simultâneo.

     Com mix de nutrientes complementares fornecem para o corpo forças vitais para suas funções serem executadas com menos "preguiça" e com menos esforço. Assim todo esse ciclo de nutrição ocorre de maneira suave e agradável e todo o potencial dos alimentos pode chegar em cada terminação e parte do organismo.

     Esta mesma combinação alimentar - com dose de grãos e hortaliças, líquidos e sólidos - evita pressão interna no sistema arterial e cardiovascular. Colabora para órgãos internos não trabalharem no limite e sob stress.

     Claro que nada disso pode ser aprazível caso não seja saboroso, gostoso e apetitoso. Mas esta é a parte da arte da gastronomia e suas inventividades.

terça-feira, 5 de março de 2013

Alimentos anti-oxidantes são aqueles
que ajudam a retardar o 
envelhecimento celular



      Os efeitos dos antioxidantes em relação a prevenção de doenças crônicas tem sido estudado há alguns anos. Pesquisas mostram os benefícios dos antioxidantes nas doenças cardiovasculares, em numerosos tipos de câncer e em processos associados ao envelhecimento.
     A função destes alimentos é combater os chamados radicais livres, que afetam negativamente o organismo e são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia, por exemplo.
     De acordo com a nutricionista Thais Souza, da rede Mundo Verde, quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado "estresse oxidativo". Os radicais livres podem ser originados não só de processos endógenos, mas também por fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos através da alimentação.
     Segundo a especialista, os alimentos antioxidantes não podem faltar na dieta. A especialista ainda aponta 10 alimentos antioxidantes importantes:
Cacau - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas a saúde do coração e para circulação.
Cenoura - fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardo do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado na forma de cápsulas.
Chá verde - preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
Cúrcuma - também chamada de açafrão. Fonte de curcumina, de ação antioxidante, protege contra doenças cardiovasculares e também contra iniciação e desenvolvimento de tumores.
Frutas cítricas - como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardo do envelhecimento precoce.
Linhaça - fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.
Oleaginosas - fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e combatem o envelhecimento precoce.
Óleo de coco - rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis como câncer e doenças cardiovasculares.
Suco de uva integral - fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua "varrendo" os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
Tomate - fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.



Bebidas açucaradas e doenças


Blog escrito pelo DR SERGIO VAISMAN, autor,
clínico e professor especializado em
qualidade de vida e medicina preventiva.



     Pesquisadores recentemente avaliaram a relação entre a ingestão   de bebidas adoçadas com açúcar e o desenvolvimento de doenças cardio-vasculares.  

     No estudo, publicado em março de 2012 na revista Circulation, mais de 24.000 homens foram acompanhados durante 22 anos e a conclusão final foi de aumento de cerca de 20% nos riscos de doenças cardio-circulatorias se comparado com não consumidores frequentes dessas bebidas.

     Dentro das conclusões, e alem da maior incidência de doenças coronarianas, também se observou no grupo uma ocorrencia maior de alterações nos níveis de gordura no sangue (colesterol com frações e triglicérides) e fatores inflamatórios.

      Os resultados desse estudo não  trouxeram surpresas  pois se sabe bem que o açúcar refinado  é associado ao surgimento de uma serie de efeitos danosos à saúde, desde diabetes até obesidade, passando por condições inflamatórias e todos esses efeitos sujeitos a serias complicações.   Consumo regular de açúcar refinado leva o organismo a desvitalizar-se, favorecendo comprometimentos sérios das defesas imunológicas.

     É bom lembrar que existem adoçantes considerados saudáveis no mercado tais como STÉVIA, XILITOL   e AÇUCAR MASCAVO.


segunda-feira, 4 de março de 2013

Substâncias do chá verde e do vinho tinto podem barrar o Alzheimer

Pesquisadores britânicos descobriram que extratos dessas bebidas interromperam um dos caminhos que desencadeiam o avanço da doença.


Chá verde: A partir do extrato da bebida, pesquisadores conseguiram barrar, em testes de laboratório, um dos caminhos que levam ao Alzheimer.

Substâncias presentes no chá verde e no vinho tinto têm o potencial de interromper um dos fatores responsáveis por desencadear a doença de Alzheimer, revelou um novo estudo da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha. A partir de testes feitos em laboratórios, os autores da pesquisa descobriram que a EGCG, uma enzima encontrada no chá, e o resveratrol, presente no vinho, impedem que a proteína beta-amiloide, associada à doença, se ligue às células nervosas do cérebro e provoque a morte delas. Esses achados foram publicados nesta terça-feira no periódico The Journal of Biological Chemistry.

Estudos anteriores já haviam indicado que uma enzima encontrada no chá verde e o resveratrol, composto presente no vinho tinto, têm a capacidade de alterar a forma da beta-amiloide.
A doença de Alzheimer é caracterizada por uma acumulação anormal da proteína beta-amoloide no cérebro. Juntas, essas proteínas formam um aglomerado tóxico e pegajoso que se liga a proteínas presentes na superfície das células nervosas do cérebro, podendo prejudicar o funcionamento dessas células e até leva-las à morte. Nessa nova pesquisa, a equipe de especialistas investigou se o formato desses aglomerados — se em formato esférico preciso ou sem forma definida, por exemplo — interfere na capacidade de eles se encaixarem nas proteínas das células nervosas.
A partir desse dado, os cientistas formaram, em laboratório, aglomerados de beta-amiloide e juntaram essa substância a células cerebrais de humanos e de animais. Depois, a equipe adicionou extratos de vinho tinto e de chá verde em algumas dessas células. Segundo os autores, quando as substâncias dessas bebidas foram adicionadas às células, o formato do aglomerado de proteínas beta-amiloide de fato se alterou. Além disso, eles observaram que, com a forma distorcida, o grupo de beta-amoloide não foi capaz de se ligar às proteínas da superfície das células nervosas e, assim, não danificaram tais células.
"Esse é um passo importante para aumentar nossa compreensão sobre a causa e a progressão da doença de Alzheimer", diz Nigel Hooper, coordenador do estudo. "Não devemos pensar no Alzheimer como parte natural do envelhecimento, mas sim como uma doença para a qual acreditamos que um dia haverá cura. E é por meio de novas pesquisas como essa que desenvolveremos medicamentos capazes de barrar a doença.”


Fonte: Revista VEJA
Como fazer um
bom gaspacho.
Uma sopa fria muito boa
para dias quentes!


     O gaspacho é a sopa mais interessante de ser consumida no versão. Na Europa é uma tradição nos países da península ibérica e também do leste oriental. Sua versão de tomates é a mais popular. Também servida como entrada em diversas ocasiões.

     Vamos à receita ? É bem tranquilo de ser feita.. e o resultado impressiona.

ingredientes:
2 kg tomate(s) maduro(s)
1 pimento(s) verde
1 pepino(s)
1 cebola(s)
4 dente(s) de alho
q.b. sal
4 c. sopa azeite
5 c. sopa vinagre de vinho tinto
orégano
pão de véspera

preparação:
1. Tire a pele e as sementes ao tomate.
Corte 1 tomate grande em quadradinhos e reserve.
2. Tire as sementes ao pimento e corte metade em quadradinhos.
3. Descasque o pepino e corte igualmente metade da porção em quadradinhos.
4. Pique meia cebola e disponha os legumes cortados em recipientes separados.
5. Reduza a puré, batendo num copo misturador os restantes tomate, pimento, pepino e a cebola juntamente com os dentes de alho, um pouco de sal grosso e o azeite.
6. Deite o puré numa tigela e junte o vinagre.
Mexa, verifique a quantidade de líquido e adicione água fresca apenas na quantidade necessária para a sopa (cerca de litro e meio no total).
7. Corte o pão em quadradinhos e aloure-os no forno.
Coloque num recipiente.
8. Sirva a sopa numa tijela, ao mesmo tempo, os legumes e o pão em recipientes separados.
Polvilhe o gaspacho com orégano.

Um purê de abóbora com uma cor
laranja vibrante deixa a 
refeição mais bonita


   Nada mais bonito do que uma mesa bem colorida e com cores vibrantes para abrir o apetite e deixar a todos entusiasmado para comer.

     Um alimento que na forma de purê tem uma cor extraordinária é a abóbora. Muito simples de fazer..com resultados e sabores fantásticos.

     Aqui vai a receitinha...experimente, não tem o que dar errado.


Ingredientes

- 400g de abóbora japonesa em pedaços
- Salsinha
- Cebolinha
- 2 colheres de margarina
- Sal

Modo de Fazer:

Cozinhe a abóbora em água por uns 20 minutos ou até que fique bem mole. 
Depois de cozida, pode passá-la no espremedor ou amassar com o garfo mesmo.
Misturar a salsinha, a cebolinha, a margarina e o sal (a gosto)  à abóbora amassadinha até virar um purê e pronto!!

sábado, 2 de março de 2013

Suco de Melancia com
Gengibre.. não é que combina ?

Uma dica do site "Panelinha"  da Chef Rita Lobo


SUCO DE MELANCIA COM GENGIBRE

Comece o dia com uma combinação energética: melancia com um toque 
ardidinho de gengibre.


Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum 

Serve: 6 pessoas

Ingredientes


1/2 melancia


3 colheres (s
opa) de gengibre fresco picado

Modo de Preparo


1. Com uma faca, descasque o gengibre e pique

 fino.

2. Retire a polpa da melancia e corte em pedaços 

grandes.

3. No liquidificador, junte a melancia e o gengibre e

 bata pausadamente (bata um pouquinho, pare, 

bata mais um pouco e assim por diante) para que 

as sementes da melancia não se tornem um purê.



4. Quando a melancia se desfizer e o suco estiver

bem homogêneo, pare de bater.




5. Passe o suco por uma peneira bem fina e leve à 

geladeira.

6. Se quiser adoçar, bata com um pouco de açúcar 

ou de calda de açúcar. Sirva bem gelado.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Um refresco com sabor composto
de casca de mamão e laranja!

Não jogue nada fora!Aproveite.







Ingredientes

 1 xícara (chá) de casca de mamão
 3 xícaras (chá) de água
 5 colheres (sopa) de açúcar
 4 laranjas
 1 limão 

Bata as cascas de mamão com a água e o açúcar. Coe. À parte, esprema as laranjas, o limão e misture ao líquido. Sirva gelado.


Receita extraída do livro Alimente-se bem - 152 receitas econômicas e nutritivas, 11ª edição, Serviço Social da Indústria - Departamento Regional São Paulo (www.sesisp.org.br)